Tudo acontece durante uma expedição pelo oceano, quando o navio dos Caça-Pistas é surpreendido por uma tsunami (inesperada onda gigante) e naufraga. Ao recuperar a consciência, Júlia (a chefe da turma) e Santiago (o chefe de invenções e equipamentos) percebem que estão em uma ilha vulcânica e, para piorar, se dão conta de que Carlos (chefe de nutrição e abastecimento) e Sofia (chefe de pesquisa) haviam desaparecido, assim como o restante da tripulação. A tarefa do jogador é ajudar Os Caça-Pistas a encontrar seus amigos e, para isso, o usuário precisa resolver atividades de matemática, geometria, linguagem, ciências, ecologia, geografia e história.
Cada missão tem quatro níveis de dificuldade, sendo possível ajustar o nível de dificuldade em cada área do programa e de forma independente. Ou seja, é possível adequar as atividades às necessidades específicas de cada jogador. Quem gosta de geometria ou está precisando de um reforço nessa disciplina, por exemplo, pode aproveitar a atividade Rio Fumegante, onde o desafio é criar uma ponte usando blocos com formas geométricas.
Já para reforçar conceitos de geografia mundial, a atividade Jardim Proibido é ideal, pois leva o usuário a entender e explorar mapas, entre outros conhecimentos típicos do estudo da Geografia. História e compreensão de textos são as habilidades da seção do jogo batizada de Criptoazulejos Históricos, em que o usuário deve ler, compreender e organizar textos sobre a história do Brasil e do mundo.
A atividade Cara a Cara, por sua vez, desenvolve o raciocínio lógico e as operações matemáticas, enquanto Tubarões à Vista explora os cálculos matemáticos e a lógica, e Caverna dos Tubos trabalha frações matemáticas. Tudo isso, vale reforçar, sempre de forma lúdica e interativa. Os Caça-Pistas 5ª Série estimula também o aprendizado do conteúdo de Ciências, Ecologia e Ecossistema explorado na 5ª série do Ensino Fundamental. Ao cumprir a missão proposta na atividade Minissubmarino, por exemplo, o usuário aprende sobre pilhas e fios de cobre, e ao atender o desafio proposto em Câmaras da Biosfera vive uma incrível simulação da relação entre o predador e a presa.
Conteúdos de Língua Portuguesa também são abordados. Conjugação verbal é o alvo da missão Enigma dos Peixes, enquanto a ortografia é explorada na atividade Ponte das Letras. Dessa vez, a criança precisa ajudar os Caça-Pistas a construir uma ponte sobre um abismo utilizando azulejos onde foram escritas todas as palavras ditadas pelo guardião. Diversão e aprendizado garantidos, o CD-ROM Os Caça-Pistas 5ª série não exige que o jovem usuário cumpra as atividades em ordem linear. Quer dizer, para promover o reencontro dos quatro Caça-Pistas e atingir o objetivo do jogo, o usuário precisa completar todas as missões, mas na ordem que quiser e de acordo com o seu ritmo.
Requisitos de sistema:
Pentium 166 MHz ou superior, Windows® 95/98/ME/xp/windows 7,
32 MB de RAM, Disco rígido com 24 MB de espaço livre,
Unidade de CD-ROM de 4 x, Placa de vídeo SVGA - 256 cores,
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