Os Caça-Pistas4º Ano / Antiga 3ª Série - Faixa etária: 7 a 10 anos


O jogo é instigante, divertido e curioso. Desenvolvido numa temática de ação e mistério, ele leva a criança a solucionar problemas ao mesmo tempo em que desenvolve habilidades e reforça o conteúdo de linguagem, matemática, ciências,geografia e lógica.




Tudo acontece numa floresta, onde o Doutor Pitágoras, um famoso naturalista que desenvolvia um trabalho com animais, é seqüestrado. O fato traz à tona uma velha lenda: há mais de mil anos, ali existia uma cidade perdida chamada Numéria, que vivia atormentada pelo Matra, uma criatura terrível que atacava os bichos da floresta. Os numérios conseguiram capturar o Matra, trancaram-no num calabouço e abandonaram a cidade. Antes, porém, fecharam o portão da cidade com uma chave de ouro, partiram a chave em dois pedaços e enterraram cada um deles em um lugar diferente da floresta, para que apenas os sábios e os corajosos conseguissem entrar na cidade.



Agora, os Caça-Pistas não descartam a possibilidade do sumiço do Dr. Pitágoras ter alguma relação com essa história. Está armado, assim, um ambiente lúdico, que será palco de inúmeras atividades educativas, onde a reflexão e a capacidade de decisão serão privilegiadas. Em determinada fase da aventura, por exemplo, em uma das atividades de matemática, (as atividades estão organizadas pelas áreas de conteúdo), há um poço perigoso que precisa ser cercado, e o usuário pode utilizar estratégias diferentes para calcular o perímetro do poço, cercá-lo e evitar acidentes.



Em outra, de lógica, alguns animais estão ingerindo gosma envenenada e ficando malucos. Os jogadores devem trancá-los à chave até que tudo volte ao normal. Para que a chave entre na fechadura, porém, é necessário usar palavras corretas, que incluem sinônimos, antônimos, coletivos e analogias diversas.

Já em uma das atividades de geografia, é necessário localizar o destino de cada pássaro para que a viagem de férias da ave possa acontecer. Para isso, o jogador precisa reconhecer regiões, países, estados, capitais, produção local, características geográficas e pontos turísticos.



Outro exemplo de atividade que mostra o quanto a criança é estimulada está no conteúdo de linguagem. Para libertar os animais e resgatar o doutor Pitágoras, o usuário precisa construir 5 pontes, utilizando conhecimentos como sinônimos, antônimos, sílabas tônicas, categorias de palavras e classes gramaticais. Mas esses são apenas alguns exemplos, já que cada atividade tem quatro níveis de dificuldade e mais um desafio, e cada nível exige uma competência diferente para a execução da tarefa proposta em determinada etapa da aventura. Ou seja, a criança pode brincar e aprender com Os Caça-Pistas 3ª série durante vários estágios de conhecimento. Outra característica bem legal de Os Caça-Pistas 3ª série é que a criança pode seguir o enredo ou fazer as tarefas independentemente da história. De um jeito ou de outro, é diversão e aprendizado na certa.




      Requisitos de sistema:

 Pentium 166 MHz ou superior, Windows® 95/98/ME/xp/windows 7, 
32 MB de RAM, Disco rígido com 24 MB de espaço livre,
 Unidade de CD-ROM de 4 x, Placa de vídeo SVGA - 256 cores,
 Placa de som compatível com Windows, Mouse.


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